Conheça nossa história

No dia 1 de Abril de 2014, reuniram-se 14 irmãos imbuídos de um propósito único, discutir os detalhes para a formação de uma nova loja maçônica na jurisdição de Fortaleza. A vontade de construir uma maçonaria verdadeiramente fraterna, que concentrasse seus esforços na formação de seus quadros, na prática da virtude e no sentimento de fraternidade era a amálgama que unia esses irmãos.



Em uma só reunião discutiram as ideias para fundação da loja, qual seria seu nome e quem a comporia em seus cargos litúrgicos e administrativos. Tendo em vista que a história de muitos dos irmãos dali iniciou na Loja Luz e Fortaleza Nº 58, ainda antes da mesma ser temporariamente desfeita, e que o nome e número estavam disponíveis, por sugestão do Irmão Narciso Dorta, ocupamos o mesmo nome e número, soando assim como um retorno desses irmãos ao lar materno, à loja mãe, agora com nova composição e novo formato, mas restaurando os princípios e os ideais maçônicos que outrora tiveram nessa oficina sua morada.



Uma vez definida as questões de ordem administrativa ficou marcada uma próxima reunião para o dia 09 de abril. Nesta reunião outros assuntos foram tratados e devidamente resolvidos. Foi aprovada a arte do estandarte da Loja, que resgataria o estandarte histórico da Luz e Fortaleza nº58, decidida a data de fundação, que seria dia 16 do mês corrente e o modelo de reunião que seria realizada no dia, com a participação de muitos irmãos, de forma simples e modesta, sem pompas nem festividades. Na mesma reunião também foi discutido e aprovado o Estatuto Social da Loja.



No dia 16 de Abril, no templo da Força, as 19:30 com a presença de vários irmãos foi fundada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Fortaleza Nº 58, que passou a funcionar no Templo da Força, inicialmente de forma quinzenal, pois o templo era dividido com a Ordem Internacional Estrela do Oriente, e que adotou o Rito Escocês Antigo e Aceito. Na mesma reunião foi lido o primeiro ato expedido pelo Venerável Mestre, Irmão Francisco Diógenes Campelo Júnior, ATO nº01/2014 nomeando para o cargo de secretário o Irmão Arnaldo Pinheiro de Santana.



No dia 30 de abril, atendendo o requerimento de carta constitutiva feito pelo Venerável Mestre, o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Sílvio de Paiva Ribeiro expediu a mesma e em sessão presidida pelo mesmo Irmão, foi regularizada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Fortaleza Nº 58. Estiveram presentes irmãos de várias lojas da jurisdição prestigiando o nascimento da mais nova oficina da GLMECE e desejando votos de sucesso e estima para aqueles que se empenharam na tarefa de construção de uma nova Loja. Seguiu-se um belo coquetel para comemorar o sucesso do evento.



Desde sua fundação os maçons, que fazem parte de seu quadro, iniciam os trabalhos pela obra em prol da humanidade e pela verdadeira comunhão dos seus membros e familiares. Tudo isso feito com ardor, trabalho, dedicação e muito, muito amor. Nossa Loja se renova a cada sessão sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo. Todos os dias somos desafiados a crescer e chamados à maturidade espiritual e o nosso objetivo é vencer paixões e submeter a vontade em prol da Arte Real.



Estamos em pleno vigor e buscando a sabedoria que só o tempo nos ajudará a ter. Sabemos o longo e rude caminho a percorrer em busca da construção de um mundo onde os ideais maçônicos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade existam plenamente, porém nos sobra vontade e força de, juntos, superarmos os obstáculos e levar a cabo a construção desse mundo novo.



Não podemos retroceder nossos passos e ações voltados para o bem. Há quem pergunte quando é que ficaremos satisfeitos. Não estaremos satisfeitos enquanto houverem vítimas dos incontáveis horrores da violência, ambição e injustiça que assola os nossos dias atuais. Não ha como ficar satisfeitos sabendo que existem pessoas passando fome, vivendo na miséria e em condições sub-humanas. Não, não estaremos satisfeitos e isso só ocorrerá no dia que a Justiça, a Igualdade e a Liberdade correr como a água e o Amor Fraternal como poderosa corrente. Para isso, precisamos da união cada vez mais forte de todos e que possamos ser a cabeça pensante pelos lugares que percorremos.



É o tempo, pois, de continuarmos a tarefa da construção do Novo Mundo sob o influxo do Bem. Somos obreiros da Paz, artífices do Bem, que, em nome da ciência e progresso, promovemos o Bem estar da humanidade e em nome da Caridade e da Fraternidade, combatemos o mal e a injustiça para tornamos o mundo mais Justo e Perfeito.



Queira o Grande Arquiteto do Universo. que nossos passos sejam iluminados, protegendo sempre os nossos empreendimentos para que nossos trabalhos possam sempre ser iniciados em Ordem, prosseguir em Paz e terminar em Harmonia.